Já conheces o meu livro?

Newsletter

back to top

5 sites com fotografias giras (e gratuitas) para o teu blogue

Se tens um blogue, uma página de Facebook ou uma conta de Instagram para gerir, e estás sempre a precisar de fotografias giras (e gratuitas) para usar no teu projeto, isto é para ti.

Gerir um blogue, uma página de Facebook, uma conta de Instagram, nem sempre é fácil. Entre outros motivos, porque, além de ser necessário pensar e criar conteúdo novo com regularidade, é preciso ilustrá-lo com imagens apelativas. E não é fácil manter a fasquia de imagens giras durante muito tempo, se dependermos apenas de nós para criar todos estes conteúdos. É aí que entram os 5 sites que vos trago hoje, onde vão encontrar milhões de imagens para ilustrar os vossos textos e animar as vossas redes sociais.

Todas elas são disponibilizadas sob a licença Creative Commons Zero (CC0). E isto significa que:

  • Podem ser utilizadas em projetos comerciais e pessoais.
  • Podem ser copiadas, modificadas e distribuídas.
  • Não precisamos de pedir permissão ao autor destas para as utilizarmos.
  • Não precisamos de indicar o autor, nem de colocar o link da origem, quando as publicamos.

Ou seja: podem usá-las com uma quase total liberdade, e tudo graças aos criativos que as disponibilizam em nosso benefício.

5 sites com fotografias giras (e gratuitas) para o teu blogue

  1. Pixabay — Mais de 1.3 milhão de fotografias, ilustrações e vídeos, de variados autores. Download disponível em 4 tamanhos (JPG).
  2. StockSnap — Fotografias, ilustrações e vídeos, de variados autores. Download disponível apenas num tamanho, de alta resolução (JPG).
  3. Gratisography — Todas as fotografias são do fotógrafo Ryan McGuire, que aqui as disponibiliza gratuitamente. Download disponível apenas num tamanho (JPG), de alta resolução. Ideal para projetos divertidos, uma vez que quase todas as fotografias têm algum humor.
  4. Pexels — Fotografias, mockups, wallpapers e vídeos. Download disponível em 5 tamanhos JPG (incluindo um tamanho personalizado).
  5. Dreamstime — Fotografias variadas, entre gratuitas e pagas. As pagas custam 0.18 euros. Download disponível em 6 tamanhos JPG e 1 em TIFF.

Todos os sites acima permitem fazer pesquisas por categoria e, à exceção do terceiro, adicionar as fotografias preferidas aos favoritos quando criamos uma conta gratuita — o que é perfeito para podermos lá voltar mais tarde.

O Google não é um deles

Ao longo destes anos, tenho lido e ouvido várias pessoas comentarem que adoram procurar fotografias no Google para utilizarem nos seus projetos e criarem os seus cartazes para partilhar nas redes sociais. Eu própria já me vi no papel contrário, de quem vê fotografias suas publicadas em sites alheios com o argumento de que «estava no Google». A maioria destas pessoas não é designer gráfico, nem está à frente de projetos profissionais, e tem ainda um pouco esta ideia de que o que está na internet é de todos, porque é público. Por ignorância, arrisca-se a ver os seus projetos deitados abaixo, e até a ser processada, ao utilizar conteúdo alheio sem permissão.

É que as fotografias do Google não são fotografias livres que podemos usar nos nossos projetos. O Google é «apenas» um agregador do imenso conteúdo publicado em mais de 1 bilião de sites por este mundo fora, e todo este conteúdo terá os seus respetivos autores e as suas próprias restrições.

Protege o teu trabalho

A minha sugestão é sempre esta: utilizem apenas conteúdo que têm direito de utilizar. É a melhor forma de protegerem o vosso projeto, e todo o trabalho que lhes têm dedicado. Às vezes, um pequeno erro pode destruir um trabalho de anos. Não é isso que nós, que nos dedicamos aos nossos projetos e queremos que eles sejam credíveis, procuramos.

Utilizando as fotografias disponibilizadas nos 5 sites que vos indiquei, estarão protegidos pela lei. E isso é um descanso que não tem preço.

Boas criações!

NOTA: Porque a informação contida neste artigo pode ficar desatualizada com o passar do tempo, sugiro que verifiquem, junto de cada site, as condições de utilização.

Gostas do que leste?

Dailypink instagram 2 copy

Para saberes quando um novo artigo é publicado, subscreve a minha newsletter!

Não divulgarei o teu e-mail a ninguém. Powered by ConvertKit

Eu sou a Laura. Sou freelancer em desenho gráfico, ilustração, web design e gestão de redes sociais. Sou também autora de um livro que fala de amor, blogger e uma fervorosa contadora de histórias. Vivo em Londres desde 2013 e sou absolutamente apaixonada pelo meu trabalho. É nas pessoas, nos lugares e nos pequenos prazeres da vida que encontro a maior fonte de inspiração.

[email protected]

3 Comments

  • 03/03/2018
    reply

    Rui Cruz

    Obrigado Laura. 😀

  • 03/03/2018
    reply

    Obrigada pela partilha esses sites vão ser bem úteis!!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: