Já conheces o meu livro?

Newsletter

back to top

Spitalfields Market: arte, cultura e sabores portugueses

Londres é uma cidade onde encontramos quase de tudo. E quem é fã de mercados vai encontrar aqui vários. Os mais conhecidos são os de Camden, Columbia Road, Portobello, Brixton, Borough e Spitalfields. Logo quando comecei a viver em Londres, um dos meus primeiros trabalhos como freelancer foi precisamente este: um infográfico com os mercados mais centrais da cidade. Na altura, ainda não conhecia todos. Depois, pude mesmo comprovar que, de facto, cada um deles tem a sua personalidade e vale a pena por motivos distintos.

Arte, comida e cultura

O que quase todos estes mercados têm em comum é simples: arte, comida e várias culturas. Há tendas de comida de várias partes do mundo. Há tendas de artesanato, de pintura e de fotografia. Há roupas variadas. E há ainda, em alguns casos, aqueles onde se encontra uma grande variedade de legumes, frutas e flores. Ao fim de semana, todos eles ficam bastante movimentados. E em alguns até se come no chão, no passeio — e eu sei que isto de comer no chão é impensável em Portugal, mas aqui não é tão invulgar quanto isso, e um dia destes falarei destas diferenças culturais em pormenor.

Este é o Mercado de Spitalfields. Fica a 10 minutos da Liverpool Station e a 25 minutos da London Bridge. A pé. Na altura, quando lá estive pela última vez, em novembro, ainda não tinha sido remodelado. Está aberto sete dias por semana.

É bom e é português

Chama-se Taberna do Mercado. E foi o que me levou ao Spitalfields Market neste dia. Um restaurante português onde cada prato leva uma pitada de criatividade e de ousadia. Dizem que é de lá o melhor Pão de Ló português, em Londres. E eu confirmo que é muito, muito bom. Na altura, o restaurante ainda estava no espaço que partilho aqui convosco.

Depois de lá ter estado, fiquei fã. E foi com surpresa que, no final de dezembro, li, nesta publicação do Nuno Mendes, que o restaurante teve dificuldade em manter as portas abertas até ao final do ano. Depois, em 2018, arrancou para as chamadas The Kitchens — um novo espaço de comida neste mercado.

As cozinhas

A nova zona de comidas chama-se The Kitchens e reúne dez chefs diferentes que nos proporcionam uma paleta variada de pratos mediterrâneos. Cada cozinha dá para sentar 4 a 6 pessoas. Um espaço semelhante ao nosso Mercado da Ribeira, em Lisboa.

Embora ainda não tenha ido a este novo espaço, aqui fica a dica. Se pretendem vir a Londres em breve, ou se moram aqui perto, vão até lá. E, se tiverem saudades de uma boa comida portuguesa, é também lá que as podem matar.

Gostas do que leste?

Dailypink instagram 2 copy

Para saberes quando um novo artigo é publicado, subscreve a minha newsletter!

Não divulgarei o teu e-mail a ninguém. Powered by ConvertKit

Eu sou a Laura. Sou freelancer em desenho gráfico, ilustração, web design e gestão de redes sociais. Sou também autora de um livro que fala de amor, blogger e uma fervorosa contadora de histórias. Vivo em Londres desde 2013 e sou absolutamente apaixonada pelo meu trabalho. É nas pessoas, nos lugares e nos pequenos prazeres da vida que encontro a maior fonte de inspiração.

[email protected]

No Comments

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: