Já conheces o meu livro?

Newsletter

Search

back to top

És emigrante? Vamos conversar

Se costumas andar por aqui, ou se já andavas pelo apeteces-me, sabes que eu não vivo em Portugal. Foi em 2013 que vim morar em Londres — a cidade que é, para muitos, o centro da Europa. Vim com a expetativa de cá estar 3 meses. Já cá estou há quase 5 anos. Este foi também um dos motivos para ter criado este blogue: a vontade de partilhar esta experiência e dar a conhecer um pouco desta cidade a quem nunca aqui veio.

2,2 milhões de coragem

Mas eu não sou a única a ter emigrado. Na verdade, existem cerca de 2,2 milhões de emigrantes portugueses por este mundo fora. Não são 500. Nem sequer 100 mil. São 2,2 milhões. Um número que mete respeito, tendo em conta que 10 milhões é a população inteira de Portugal.

Somos muitos. Muitos a ter deixado o nosso país, os nossos amigos, a nossa família, as nossas pequenas rotinas e a ir à descoberta. Muitos a meter-nos nesta aventura, sem saber se toda esta experiência acabaria por compensar o resto. Porque emigrar mostra-nos paisagens diferentes, dá-nos experiências novas, mas também é feito de riscos e de perdas. E de uma reconstrução permanente — de novos hábitos, novos amigos e de um novo lar. Coisas que levam tempo e que, em alguns casos, porque há coisas insubstituíveis, nunca se chega verdadeiramente a voltar a encontrar.

É isso que é ter coragem para largar tudo e ir

Se também emigraste, sabes que isto é verdade. Eventualmente, fazes até o jogo da balança, dos prós e contras, com regularidade — para perceber se a experiência continua a valer a pena. Porque é a isso que tudo se resume: valer a pena. E valer a pena não significa que tudo seja rosas, ou que todos os dias se tenha a certeza absoluta de ter feito a escolha certa. Significa que, com altos e baixos, feito o balanço, há recompensas que justificam, a curto ou longo prazo, o caminho. E até pode ser apenas uma boa recompensa — como viver num país que não está em crise, chegar ao fim do mês com dinheiro, trabalhar naquilo para que se andou anos e anos a estudar ou ter melhores condições de trabalho. E esta muito boa recompensa, que até pode ser só uma, vencer, para já, as 156092 perdas com que lidamos todos os dias.

Tantas histórias para contar

Viver fora do meu país é a minha realidade e é difícil distanciar-me dela. Por saber que somos 2,2 milhões na mesma situação, cheios de histórias para contar, gostava de aqui partilhar não apenas a minha história. Mas também a de outras pessoas. Talvez possa entrevistar-te para falarmos da tua experiência e do país onde escolheste viver. Se também és blogger, talvez possas escrever uma crónica para publicar aqui. Se não emigraste, mas conheces alguém que sim, partilha isto com ela ou ele.

Vamos conversar

O meu objetivo com este blogue é chegar aos portugueses. Mas não apenas aos que vivem em Portugal. Gostava de chegar também aos outros, aos que vivem em países diferentes, aos que recomeçaram do zero, e aproveitar esta oportunidade para partilhar as suas experiências.

Se também tu fizeste as malas e embarcaste nesta aventura, vamos conversar. Preenche o formulário abaixo com os teus dados para eu poder entrar em contacto contigo em breve.

Eu sou a Laura. Sou freelancer em desenho gráfico, ilustração, web design e gestão de redes sociais. Sou também autora de um livro que fala de amor, blogger e uma fervorosa contadora de histórias. Vivo em Londres desde 2013 e sou absolutamente apaixonada pelo meu trabalho. É nas pessoas, nos lugares e nos pequenos prazeres da vida que encontro a maior fonte de inspiração.

[email protected]

2 Comments

  • Domingo, 11 Março 2018
    reply

    É um desafio corajoso e nobre, mas é também uma missão bem perigosa e bastante arrojada.
    Desejo-te a melhor das sortes.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: